Tuesday 13 July 2010

Insônia

Viro de um lado e outro da cama e....nada. Levanto e tomo um copo d água e....nada. Abro a janela pois tá fazendo calor. Fecho a janela pois agora começa a fazer frio. Pit-Stop no banheiro. Troco de calça de pijama.Troco da parte de cima do pijama. Troco o pijama todo.Vou à cozinha e bebo água.Volto da cozinha e ligo a TV.

Ahh a TV, companheira dos insones... pior é a programação!!! Fico zapeando , tentando achar algo que me dê sono, pois é essa a intenção, que eu consiga dormir. Nossa, quanto filme de sacanagem passa de madrugada, quanta propaganda da Polishop, quanta repetição de série antiga... me deparo até com a reprise de " Alf: O ETeimoso" , pasmem!!! e o sono não vem. Ok, vou deitar aqui no sofá pra ver se consigo pelo menos um dar cochilo... o sofá ta pequeno. Começo a olhar à minha volta e lembrar de tudo que ainda preciso comprar pra esse apartamento e  consequentemente o quanto ainda vou gastar... ai meu Deus, mais um motivo pra insônia.. contas a pagar. Minha mente não pára um minuto.. "viajo" no tempo e lembro de tanta coisa... tanta coisa que não disse, ou que até disse e me arrependo... será que insônia provoca de alguma forma sem muita explicação uma certa culpa? culpa por que? por quem?

Consigo ver do outro lado da rua, no prédio em frente , a sala de refeições de uma família. Apelidei aqueles de "As pessoas da sala de jantar" só que eles não estão lá... sem graça... muito sem graça...não tenho nem quem observar.Eles à essa altura devem estar já no decimo sono . Volto pra cama...sem paciência pra ler o livro que já ta na metade. Contar carneirinhos? Quem sabe funciona? 1,2,3,4,5,723458111... os carneiros ficam coloridos, pulando pra lá e pra cá e eu ainda não entrei no estado Alfa. Coloco o Ipod nos ouvidos, música clássica, ou lounge... agora vai... agora consigo...que...M*rd*... as musicas me lembram situações , essas por sua vez lembram pessoas, que lembram lugares, que lembram mais pessoas... e minha mente não pára mais uma vez...

Chá de camomila, não gosto mas vou tomar pra ver se ajuda... ok, calminha ate que fiquei mas a mente não acompanha o corpitcho, continua super acelerada...parece até que to "plugada" na tomada.
Banheiro de novo... água e todo aquele chá.... isso que dá.. saco isso... lembro que preciso chamar o zelador pra consertar essa descarga que tá fazendo um barulho infernal, parece um apito de trem e deve acordar todo o prédio.

Pronto. Entocada na cama mais uma vez... que horas são agora mesmo? Ok, 3:30 tem apenas 2h que eu tô com insônia...ai que vontade de gritar e acordar todo mundo de propósito! Vou tentar mentalizar, técnica aprendida no Yoga há alguns anos atrás... Ohm, ohm, ohm. De repente começo a ouvir um som estranho... tipo um esquilo...um som agudo e como diria minha mãe: " um som fino". O som vai aumentando... aumentando....  Ah, já sei o que é!  O casal de cima está "praticando". Eu mereço ouvir os outros transando as 4:00 da manhã de uma segunda feira!!!!????  Pararam.  Até que foi rápido. Ouço o barulho do chuveiro da mesma vizinha... ela feliz da vida vai dormir.. e eu aqui ainda nadaaaaaaa

Insônia é assim, quanto mais nervosa você fica, menos você dorme... e eu tenho plena consciência disso.
Vou me concentrar... levo meus pensamentos pra longe, imaginando minhas férias e sou interrompida pelo pensamento de que só terei férias no verão... ou seja só no final do ano... penso em todas as coisas que tenho pra fazer ainda esse ano.. começando com o dia seguinte... e quando estou quase me perdendo nesses pensamentos e quase... quase dormindo.. ouço os ônibus começarem a passar na rua de trás do meu prédio e imagino... devem ser já 5:00...ou seja, tenho 1h pra acordar, isso se eu dormir!!!

Começa a amanhecer. Dia super bonito e ensolarado. Carros circulando, pessoas saindo pra trabalhar..e eu... finalmente começo a zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Bom dia é boa noite para os insones.

2 comments:

  1. Vi, se isso persistir, tome o floral de Bach "Impatiens".
    Para mim foi ótimo.
    bjos!!!!!!!!!

    ReplyDelete